Saúde Bucal Infantil - A Saúde Começa pela Boca

A saúde começa pela boca. Com certeza você já ouviu essa frase!

O dentista é um importante profissional que cuida da saúde bucal de qualquer pessoa e por isso é um aspecto que deve demandar a sua atenção desde os primeiros meses de vida do seu filho.
Muitas pessoas tem dúvidas sobre quando começar levar uma criança ao consultório odontológico e essa preocupação é fundamental e deve-se iniciar o quanto antes, para que possamos dessa forma prevenir problemas e corrigir aqueles que possam aparecer.

A seguir, você entenderá a importância dos cuidados odontológicos para seu filho, qual é o melhor momento para levar uma criança ao dentista pela primeira vez e quais são os principais cuidados bucais.

É preciso dizer que da mesma forma que as mães fazem um acompanhamento médico durante toda a gestação, também existe o pré natal odontológico, portanto, antes mesmo do nascimento é importante que a mãe frequente consultas odontológicas, para que previna o surgimento de quaisquer problemas que possam aparecer e afetar o desenvolvimento intrauterino. E também será uma excelente oportunidade para que tirem dúvidas como por exemplo: chupeta, como higienizar a gengiva, como lidar com a dor do nascimento dos dentes, entre outras dúvidas.

Antes mesmo que os primeiros dentes apontem, é preciso higienizar as gengivas, bochechas e a língua, limpando-os com uma gaze ou uma compressa úmida cerca de duas vezes ao dia. O ideal é que a criança seja levada ao dentista por volta dos 6 meses de vida, pois é nesse momento que os dentinhos começam a aparecer na boca, no geral nascem os incisivos centrais inferiores, que são os dentes no meio da gengiva de baixo e em seguida surgem os incisivos centrais superiores, também na parte central da gengiva, mas em cima.

A higiene desses primeiros dentes já deve ser feita com uma escova de dente apropriada para essa idade, e com uma pasta de dente voltada para o uso em bebês, portanto o que os pais devem ficar atentos é com a quantidade de pasta de dente, que deve equivaler a um grão de arroz cru , ou seja , bem pouquinho. Escove com movimentos leves e fique atento para passar por todos os dentes, se alguma parte não for escovada poderá surgir cárie. Se o bebê apresentar dentes juntos o ideal é usar o fio dental para remover os restos alimentares entre os dentes, pois ali a escova não conseguirá higienizar.

É normal que alguns bebês ou crianças um pouco maiores chorem na hora da higiene bucal, pois ainda estão se acostumando a essa prática, caso isso aconteça, você pode tentar usar músicas, vídeos educativos sobre a higiene oral, sempre tentando tornar esse momento o mais divertido possível. Nesse momento você também pode aproveitar para dar uma olhada nos lábios, língua, bochecha e dentes e ajudar no diagnóstico precoce de alguns problemas bucais. O que deve ser observado? Na gengiva: vermelhidão, machucados, sangramento. Na língua: sangramento, manchas, descamação. Nos dentes: ficar atento a cor, formato e manchas.

A consulta de prevenção deve ser realizada de 6 em 6 meses. O quanto mais tarde levar o seu filho ao dentista ou com menos regularidade, o “buraquinho” da cárie (que é um dos mais comuns problemas bucais em crianças) pode avançar, aumentando e podendo causar dor, mesmo se tratando de dente de leite.

Isabela da Silva Maciel Campos
48083 RJ