Riachuelo disponibiliza absorventes nos banheiros femininos

Noticia interna Absorvente

O Departamento da Família do Centro Escola Riachuelo iniciou as primeiras ações voltadas à responsabilidade social feminina neste ano, após a conquista do selo do Instituto ELA. Na volta às aulas, as estudantes já encontraram absorventes disponíveis nos banheiros das unidades.

Um levantamento feito pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) revelou que "a menstruação, por mais que seja um processo natural, ainda é um tabu que afasta adolescentes e jovens da escola e causa constrangimento", muitas vezes por serem pegas de surpresa e não terem acesso imediato ao absorvente.

“A dignidade menstrual é um direito de cada adolescente e jovem que menstrua. É essencial retirar o tabu em relação ao tema. As escolas têm um papel fundamental nesse processo. Cabe a elas acolher todas as pessoas que menstruam e contribuir para transformar o ambiente escolar em um espaço acolhedor, sem bullying, e que respeite a todas e todos", defendeu, em 2021, a representante do UNICEF no Brasil, Florence Bauer.

É diante deste cenário que o Departamento da Família pretende trabalhar o tema também com os meninos para que eles tenham empatia.

"Queremos evitar que as meninas passem situações embaraçosas. A nossa proposta é envolver todos em campanhas não só sobre a importância do absorvente, mas também em outros temas que não podem passar desapercebidos no dia-a-dia", disse a assistente social do Departamento da Família, Maria Luiza Rangel.

No fim de 2021, o Riachuelo fechou uma parceria com o Instituto ELA por iniciativas que visam a dar melhores condições de vida para as mulheres, contribuindo para uma sociedade justa e igualitária, a partir da vivência na escola.

Outros temas serão abordados, inclusive seguindo as orientações da Lei Federal 14.164, de 10 de junho de 2021, que determina a aplicação de conteúdos sobre a prevenção da violência contra a mulher nos seus currículos e instituir a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher.

Com cerca de 80% dos colaboradores em seus quadros do sexo feminino, o Centro Escola Riachuelo terá atividades voltadas também para as funcionárias.