A Importância da Equipe Multidisciplinar na Escola: Um Olhar Humanizado

O ano de 2020 foi mundialmente atípico em todos os aspectos. A pandemia causada pelo novo Coronavírus abalou toda a humanidade e fez com que todos precisassem se reinventar e se superar para vencerem esse grande desafio.

Tal desafio foi enfrentado, também, pelas escolas. Todos os setores tiveram que sofrer adaptações para continuarem a desenvolver seu trabalho da melhor maneira possível, dentro das limitações impostas pela realidade.

O ensino on-line logo ganhou força e passou a ser a forma de as escolas fazerem valer o ano letivo, porém, apesar de ser a única solução para o momento, muitos alunos apresentaram dificuldade para aceitar e se adaptar. Não só os filhos, mas muitos pais também demonstraram essa dificuldade e até rejeição ao novo método de ensino.

Em nossa escola, o Departamento da Família tem atuado de forma próxima aos lares na busca de acolher as necessidades, colaborar para que os alunos se adaptem e desenvolvam não apenas o aspecto cognitivo, mas também socioemocional, nesse momento tão difícil.

Muitos pais procuram a coordenação pedagógica solicitando ajuda. E é neste momento que entramos em cena. Primeiro, fazemos contato com o responsável, ouvimos suas necessidades e o tranquilizamos. Depois, avaliamos se a necessidade do aluno é cognitiva ou emocional.

Alunos que possuem laudo, alunos com dificuldade de aprendizagem, são encaminhados para a psicopedagoga que realiza os atendimentos on line. Nesses encontros, são trabalhadas as necessidades apresentadas, com o objetivo de proporcionar mais condições para que o aluno aprenda e se desenvolva, facilitando a vida dos pais e educadores.

Quando a demanda é de origem emocional, os casos são encaminhados para a psicóloga, que realiza os atendimentos. São variados casos: estresse, ansiedade, falta de motivação, causados pelo momento de isolamento social, doença / falecimento de familiares e outras questões emocionais. Esse apoio é importante, pois proporciona equilíbrio, segurança e confiança, fortalecendo a inteligência emocional do aluno, tão necessária nesse contexto de insegurança.

O principal objetivo do Departamento da Família é oferecer um atendimento humanizado, diferenciado, acolhedor, no qual colaboradores, alunos e pais possam sentir-se valorizados e compreendidos nas suas necessidades pessoais, possibilitando maiores realizações.

Héllen Gomes
Psicóloga