Audiência sobre Educação Inclusiva com a participação do Riachuelo

Noticia Interna Camara municipalO Centro Escola Riachuelo esteve representado nessa quinta-feira (09 de dezembro) na Audiência Pública sobre o "Retorno das Aulas: Educação Inclusiva". A convite do vereador Bruno Vianna, o diretor geral Fabiano Rangel participou da discussão, que aconteceu na Câmara de Vereadores.
“Falamos um pouco sobre a nossa experiência no Centro Escola Riachuelo com este importante tema, trocando experiências. É de grande valia participar de debates como estes que, com certeza, só têm a agregar e será um norte para que possamos cada vez mais avançar em um processo mais justo de inclusão. Não há mais espaço para escolas que não pensam em educação inclusiva”, destacou o diretor.
Ainda de acordo com Fabiano Rangel, a proposta em ter uma rede escolar sempre foi por acreditar que poderia implantar, em nosso município, uma educação mais afetiva.
“Entendemos que não há como ter uma educação efetiva sem que esta seja afetiva. E não há como falar em afetividade sem que haja inclusão”, ressaltou.
Participaram da audiência representantes dos municípios de Campos e Rio de Janeiro, além das instituições e associações que assistem a pessoas com deficiência.
Também estiveram presentes as representantes do Departamento da Família do Centro Escola Riachuelo, a assistente social Maria Luiza Rangel, a psicóloga Helen Gomes e a psicopedagoga Adriana Rabelo, além do gerente de infraestrutura Hebert Rangel.
“A nossa meta desde o início sempre foi trabalhar de portas abertas para todos os alunos, inclusive os com deficiência, recebendo de forma acolhedora, humana, com um olhar individualizado para as necessidades de cada um. Por tudo que ouvimos, ficou mais do que provado que não há como fazer a inclusão sem pensar na educação socioemocional, ainda mais nestes últimos dois anos difíceis com a pandemia”, disse o diretor Fabiano Rangel.
Foi buscando melhorar ainda mais esta relação que o Centro Escola Riachuelo aderiu há cinco há cerca de 5 anos o Programa Escola da Inteligência, idealizado pelo Dr. Augusto Cury, sendo o primeiro colégio de Campos a implantar a educação socioemocional, estimulando e promovendo as funções como: autocontrole, empatia, criatividade, autoestima, consciência crítica e acima de tudo fazendo os outros entenderem que é necessário saber conviver com as diferenças.
Para isso, o Riachuelo entendeu que é importante também aproximar a família da escola e promover a construção de relações saudáveis. A partir disso, criou o Departamento da Família.
“É fazer não só o aluno entender, mas os seus familiares, que a inclusão é vantajosa não somente para os alunos com deficiência, mas também para os demais, que aprendem, na prática, a conviver com essas diferenças”, completou Fabiano.
Como gestor escolar, o diretor Fabiano Rangel segue se dedicando a este assunto, buscando parcerias que ajude o Riachuelo a ser uma instituição cada vez mais inclusiva.
“Sabemos que ainda precisamos avançar muito no que é, de fato, o processo de inclusão dentro da escola... ainda temos muito a fazer e a crescer nessa área, mas o mais importante nós temos: o desejo, o amor e a vontade de fazer a diferença na vida dessas famílias. Temos ainda a disposição para aprender e sempre buscar conhecimento”, finalizou o diretor.