Riachuelo reforça o socioemocional na volta presencial às escolas

Noticia Interna EI PERSONAGENS

A educação socioemocional tem se mostrado cada vez mais necessária no dia a dia de qualquer ser humano, ainda mais para crianças e adolescentes neste retorno às aulas presenciais.

Nas cinco unidades do Centro Escola Riachuelo – Matriz, João Maria, Gilberto Cardoso, Jardim Carioca e Goitacazes –, os professores têm apostado no suporte da Escola da Inteligência (EI) neste trabalho com todos os segmentos escolares.

“Algo que segue nos preocupando é como emocionalmente abalados nossos alunos estão chegando. Mais do que correr atrás do prejuízo dos conteúdos programáticos, temos que fortalecer o socioemocional desta galerinha. Temos que prepará-los para saber lidar com um mundo cheio de diferenças e, para isso, eles têm que estar emocionalmente fortalecidos. Ensinar valores fundamentais, como o respeito”, destacou o diretor geral do Grupo Riachuelo, Fabiano Rangel.

O método criado pelo doutor Augusto Cury, está no Riachuelo há anos, garantido uma continuidade no direcionamento pedagógico.

"Somos a primeira escola de Campos a trazer a educação socioemocional para dentro da sua grade escolar por meio da EI, formando os líderes de amanhã. A liderança contribui para um desenvolvimento importante que seu filho vai precisar ao longo de sua vida. É uma habilidade que auxiliará para que ele mantenha o equilíbrio emocional frente aos momentos desafiadores, gerando mais autonomia e autoconfiança", afirmou a coordenadora da EI no Riachuelo, Ludmila Lopes, ressaltando que ações estão previstas também para as famílias dos alunos.

Apresentação dos personagens para os alunos

Um diferencial na Educação Infantil e nos anos iniciais do Fundamental é a apresentação, durante as aulas, dos personagens da Turma da Floresta Viva, que de forma lúdica, desenvolvem um papel importante na aprendizagem das habilidades e competências socioemocionais.

São personagens, vividos por animais, criados pensando nas inúmeras personalidades existentes, por isso apresentam características saudáveis e não saudáveis, como atitudes individualistas, egoístas e dificuldade em usar a inteligência que possuem.

Com o Professor Corujão, a Saçá, o Totó, o Babá, a Tatá, o Canário Cantor, o Pepê e o Digalá, os professores mostram aos alunos como se relacionar melhor consigo, com os outros e com o meio ambiente.

Para que pudessem expandir a inteligência e aprender lições importantes para suas vidas, o Professor Corujão criou e convidou a turma para participar da Escola da Inteligência da Floresta Viva.

Junto com os alunos do Centro Escola Riachuelo, que também estudam na Escola da Inteligência da vida real, todos têm a oportunidade de pensar sobre como formam os seus pensamentos, suas emoções, como se comportam e quais as consequências de tudo isso.

“As crianças se encantam e se apaixonam pelos personagens. Desta forma, aprendem a lidar com todos os seus sentimentos desde os anos iniciais da vida. Eles são preparados para pensar e usar a inteligência para aprender cada vez mais”, afirmou a coordenadora da EI.

Conheça a Turma da Floresta Viva

Saçá - É uma oncinha determinada, que sabe o que quer e que luta e investe em seu potencial, mesmo que isto represente ter que aprender a esperar pelo tempo necessário para suas conquistas. Assim ela trabalhará seu nervosismo, sua tendência acentuada a reações nervosas e estouradas.

Totó - É um macaco que é muito amigo de todos, mas que em suas brincadeiras não percebe que magoa seus amigos.

Babá - Na arte de contemplar o belo, o sapinho se destaca por ter isso bem construído dentro de si. Mas também é mostrada a sua irresponsabilidade diante de seus deveres.

Tatá - A cobrinha que, apesar de ser honesta consigo e com os outros, necessita trabalhar a necessidade de impor suas vontades, sua teimosia diante do que lhe é solicitado.

Cantor - É um canário amoroso e companheiro, que vai aprender a superar suas perdas e a trabalhar e superar seus medos.

Pepê - Os alunos têm a chance de se encantar com a generosidade do javali e acompanhar as suas reflexões diante das consequências da sua necessidade de consumir de modo desenfreado e sem conscientização ambiental.

Digalá – O grilo se destaca por sua paixão do pelos livros, pelo estudo e pelo conhecimento. Ele chama a atenção também por capacidade de repensar suas atitudes diante da constatação de que é muito exigente consigo.

Outros - Além destes personagens, os alunos conhecem também os amigos deles: o Babu, o Bolinha, o Croco, o Dinho, o Gino, o Gume, a Juba, a Jumba, o Kiko, a Lara, a Mina, a Pepita, o Pingo, o Tico Mico, o Tito, a Tuti e a Zás.