Setembro Amarelo: Riachuelo e EI alertam sobre depressão

NOTICIA EI INTERNAO Setembro Amarelo, voltado à prevenção do suicídio, contará com uma programação preparada pelo Centro Escola Riachuelo, em parceria com a Escola da Inteligência (EI), na próxima quinta-feira (23).
Será uma palestra em forma de live, às 18h30, aberta a toda população, através do canal no YouTube da escola (https://bit.ly/2XF43tk), com o tema Depressão na adolescência: como identificar e o que fazer?
A convidada é a psicóloga e psicoterapeuta, mestre em Análise do Comportamento e Processos Cognitivos, Ana Lídia Fonseca Zerbinatti, da Escola da Inteligência.
Segundo a especialista, nos últimos anos, os índices de depressão na adolescência aumentaram consideravelmente e, de acordo com a OMS, a maioria dos casos não é diagnosticada nem tratada, o que torna a depressão a segunda maior causa de morte entre jovens na faixa de 15 a 29 anos.
Família e escola estão cada vez mais em alerta com a questão, porém nem sempre conhecem as ferramentas necessárias para identificar e lidar com o problema.
O que causa esse elevado índice de depressão entre os adolescentes? Por que esses números aumentaram nos últimos anos? Quais são os sintomas e os sinais de alerta? Qual o papel da família e da escola na intervenção com esses jovens?
Estas são algumas perguntas que a psicoterapeuta Ana Lídia buscará responder neste encontro.
A coordenadora da EI no Centro Escola Riachuelo, Ludmila Rangel, explicou o motivo de fazer esta live aberta a toda a população.
“É importante a participação dos alunos, seus responsáveis e nossos colaboradores. Entendemos que é um assunto muitas vezes silenciado e por isso não poderíamos restringi-lo para quem é da nossa escola. Esperamos que através desta palestra a gente possa estar ajudando a muitos adolescentes e seus familiares”, destacou a coordenadora.
Depressão é coisa séria e a intervenção precoce salva vidas. Vamos juntos?